quinta-feira, 12 de abril de 2018

Recente nota de apoio das FARC ao Lula

FARC se solidariza con Lula
Confira a nota do partido Fuerza Alternativa Revolucionaria del Común, da Colômbia



El partido Fuerza Alternativa Revolucionaria del Común expresa su solidaridad al compañero y ex presidente brasileño LULA. Rechazamos la decisión adoptada en su contra por el Supremo Tribunal de Justicia de Brasil y demandamos para él todas las garantías políticas y judiciales en el marco de la constitución política brasileña, de su ordenamiento interno y de la legislación internacional.

http://www.pt.org.br/blog-secretarias/farc-se-solidariza-con-lula/

Hugo Chavez conta como conheceu Lula e Raúl Reyes num encontro do Foro de São Paulo



“Recebi o convite para assistir, em 1995, ao Foro de São Paulo, que se instalou naquele ano em San Salvador. (…) Naquela ocasião conheci Lula, entre outros. E chegou alguém ao meu posto na reunião, a uma mesa de trabalho onde estávamos em grupo conversando, e lembro que colocou sua mão aqui [no ombro esquerdo] e disse: ‘Cara, quero conversar com você.’ E eu lhe disse: ‘Quem é você?’ ‘Raúl Reyes, um dos comandantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.’ Nós nos reunimos nesta noite, em algum bairro humilde lá de El Salvador. (…) E então se abriu um canal de comunicação e ele veio aqui (…) e conversamos horas e horas. Depois, em uma terceira e última ocasião, passou por aqui também.”


''As Farc têm todo o tempo do mundo'', diz comandante [Raúl Reyes]

Folha de S.Paulo - Vocês têm buscado contato com o governo Lula?

Reyes - Estamos tentando estabelecer --ou restabelecer-- as mesmas relações que tínhamos antes, quando ele era apenas o candidato do PT à Presidência.

Folha de S.Paulo - O sr. conheceu Lula?

Reyes - Sim, não me recordo exatamente em que ano, foi em San Salvador, em um dos Foros de São Paulo.

Folha de S.Paulo - Houve uma conversa?

Reyes - Sim, ficamos encarregados de presidir o encontro. Desde então, nos encontramos em locais diferentes e mantivemos contato até recentemente. Quando ele se tornou presidente, não pudemos mais falar com ele.

Folha de S.Paulo - Qual foi a última vez que o sr. falou com ele?

Reyes - Não me lembro exatamente. Faz uns três anos.

Folha de S.Paulo - Fora do governo, quais são os contatos das Farc no Brasil?

Reyes - As Farc têm contatos não apenas no Brasil com distintas forças políticas e governos, partidos e movimentos sociais. Na época do presidente [Fernando Henrique] Cardoso, tínhamos uma delegação no Brasil.