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Red Cocaine - Capítulo 4 - Khrushchev Instrui os Países Satélite
Em 1962, Khrushchev formalmente entendeu as
operações Soviéticas com narcóticos para os satélites do Leste Europeu. Os
líderes estratégicos (Alto Escalão do Secretariado, Primeiros Ministros,
Ministros de Defesa, Chefes de Gabinete e assistente especiais) dos principais
satélites foram convocados para participar de uma reunião secreta em Moscou
para discutir a recessão econômica das economias socialistas. Romênia, Albânia
e a Iugoslávia não se apresentaram. Sejna era um dos oficiais que estavam
presentes. Os oficiais Soviéticos do mais alto nível hierárquico participaram
da reunião incluindo o Nikita Khrushchev, Leonid Brezhnev, Mikhail Suslov e
Andrei Kirilenko. Foi nesta reunião que Khrushchev formalmente apresentou a
estratégia Soviética: “Mao Tse-tung e os Chineses são muito espertos”, ele
começou, se referindo aos negócios com as drogas, “eles são muito criativos e
muito eficientes também. Porque devemos deixar os Chineses trabalharem sozinhos
neste mercado mundial”, ele perguntou, e rapidamente respondeu a sua própria
pergunta; “Os Chineses são bons, mas o serviço de inteligência do Bloco
Soviético possui um nível de organização muito maior e deve se mover o mais
rápido possível para usar tanto as drogas como os narcóticos tanto para rachar
a sociedade capitalista como para financiar as atividades revolucionárias”.
Khrushchev então começou uma discussão dos
vários benefícios que podiam derivar deste negócio. Proveria uma ótima renda e ainda
poderia servir como fonte para o muito-desejado câmbio financeiro para financiar
as operações de inteligência. Além disso, serviria para sabotar tanto a saúde
como a moral dos trabalhadores Americanos. Como pessoas viciadas em drogas não
são confiáveis em crises e emergências, todo esse negócio com as drogas
“enfraqueceria o fator humano numa situação de defesa”.
Khrushchev também levou em consideração o
impacto na educação no longo prazo. As escolas Americanas sempre eram um dos alvos
de mais alta prioridade, porque eram nestes lugares que os futuros líderes na
burguesia poderiam ser encontrados. Um outro alvo de maior importância para o
Khrushchev era a ética trabalhista dos Americanos. Assim como o orgulho e a
lealdade, todos estes seriam sabotados pelo uso das drogas. Finalmente, as
drogas e os narcóticos levariam a uma queda na influência da religião e, ele
adicionou, poderia até mesmo criar o caos.
“Quando nós discutimos esta estratégia”,
Khrushchev conclui, “alguns ficaram preocupados que essa operação poderia ser
considerada imoral. Porém devemos declarar categoricamente”, ele enfatizou,
“tudo aquilo que acelerar a destruição do capitalismo é moral”[1].
Somente algumas poucas perguntas foram feitas
pelos presentes durante a reunião. Janos Kadar, o Primeiro Secretário da
Hungria, expressou sua preocupação que as operações com as drogas não deveria
interferir no progresso conseguido durante a coexistência pacífica. Ele estava
se referindo a assistência econômica e tecnológica que começou a fluir do
Oeste. Após isso, ele sugeriu que os países do Terceiro Mundo que não eram tidos
como suspeitos pelos Estados Unidos fossem utilizados para pôr a operação em
prática.
Essa tática, na verdade, já estava sendo
utilizada para manter uma distância segura entre os países do Bloco Soviético e
de fato os que estavam trabalhando nas operações com narcóticos. Por toda a
América Latina, por exemplo, enquanto agentes da inteligência do Bloco
Soviético exerciam um certo controle e davam as direções de maneiras gerais, as
pessoas nativas destes países estavam pegando no pesado de fato das operações.
Está técnica também pode ser vista sendo utilizada em respeito as operações do
Bloco Soviético quanto a Europa Ocidental. Por exemplo, a Agência Americana
Contra Drogas preparou um relatório sobre o papel da Bulgária no tráfico
internacional de drogas num Congresso em 1984. Várias fontes, todas
consistentes, foram referenciadas no relatório, que cobria as operações entre 1970
e 1984.
Uma das organizações que foram destacadas neste
relatório foi a KINTEX, uma firma Búlgara de importação e exportação que foi
fundada em 1968. KINTEX foi gerenciada pela polícia secreta Búlgara e agia
“sobre ordens secretas de Moscou”. KINTEX foi estabelecida, segundos as fontes
do relatório, principalmente para prover um mecanismo para utilizar
estrangeiros dentro da Bulgária para fabricar e enviar narcóticos para a Europa
Ocidental e munição para o Oriente Médio. Os estrangeiros eram Turcos, Sírios e
Jordanianos. As reuniões de coordenação incluíam traficantes da Grécia, Itália,
Iraque e Irã. Enquanto a Bulgária foi identificada no início da década de 1970
num estudo secreto da CIA como “o novo centro para distribuição do tráfico de
narcóticos e de armas”, todos os dados do relatório da DEA (Agência Americana
Contra Drogas) na verdade se refere a estrangeiros trabalhando dentro da
Bulgária. A resposta do governo Búlgaro para as reclamações Americanas era sempre
negar qualquer envolvimento: a presença de estrangeiros dentro do solo Búlgaro
não constituía nenhum crime e nenhum Búlgaro tanto dentro do solo Búlgaro
quando fora, fora incriminado.
Outro líder que discursou na reunião em Moscou
foi Walter Ulbricht, o Primeiro Secretário da República Democrática da
Alemanha. Ele aproveitou a oportunidade para fazer pressão por um envolvimento
maior da Alemanha. Naquela época, os Alemães não possuíam permissão para
conduzir suas próprias estratégias de inteligência e por isso, Ulbricht
enfatizava, a Alemanha necessitava de ajuda para explorar seus recursos na
África, no Oriente Médio e na América Latina. Inteligência Estratégica, ou seja,
sabotagem, terrorismo, trapaça e espionagem, foi exatamente onde a ofensiva com
os narcóticos começou e onde ela se sentia em casa. Em 1964, a Alemanha
Oriental recebeu a permissão de começar as suas próprias operações de
Inteligência Estratégica.
Mais tarde, neste mesmo dia, já sob efeito de
alguns drinques, Khrushchev cutucou o cotovelo do Sejna de maneira brincalhona,
e com brilho em seus olhos, ele revelou o nome secreto de toda a operação
Soviética com tráfico de drogas, “Druzhba Narodov”, o quê, numa simples
tradução, significa “A Amizade das Nações”. Esconder a real intenção das
operações com um trocadilho era puro Khrushchev.
Esta reunião em Moscou foi única. A estratégica
Soviética foi considerada extremamente sensível e foi associada a ela o mais alto
nível de classificação de segurança. Pessoas sem a absoluta necessidade de
saber detalhes da operação, não deveriam saber absolutamente nada sobre a
operação. Seguindo a reunião, que foi o início oficial da operação, com
pouquíssimas exceções, todas as coordenações e cooperações foram tratadas de
maneira bilateral apenas.
Os líderes dos satélites retornaram aos seus
respectivos países a procederam com os seus respectivos planos individuais no
meio do maior esquema de segredo possível. Sejna descreveu a maneira como os
planos da Checoslováquia foram desenvolvidos, resumido para o Conselho de
Defesa, aprovado e depois implementado. Esta descrição provê uma visão muito
interessante de como os planos operacionais contendo informações altamente sensíveis
eram desenvolvidos, controlados e mantidos em segredo. A tarefa de desenvolver
o plano era designada para cinco pessoas, cada um do Departamento de Órgãos
Administrativos, inteligência civil, inteligência militar, do Departamento de
Assuntos Estrangeiros e da Administração de Saúde Militar. Sejna era o
encarregado da Secretaria do Conselho de Defesa. As cinco pessoas, mais um
cozinheiro do secretariado do Sejna, foram isolados numa vila em Rusveltova Nº
1, que por acaso foi onde Fidel Castro ficou enquanto estava visitando a cidade
de Praga. O trabalho deles foi monitorado pelo Chefe dos Conselheiro Soviéticos
da Zs e pelo Jiri Rudolf e pelo Vaclav Havranek, que eram os oficiais do
Departamento de Órgãos Administrativos responsáveis pela inteligência e a
contra inteligência militar. Apenas outros cinco oficiais Checos tinham acesso
a Vila: o Ministro do Interior, o Ministro da Defesa, o Chefe do Gabinete, o
Chefe da Segunda Administração (inteligência civil) e Sejna. Depois que este
grupo conseguiu finalizar o plano geral, as únicas pessoas que tiveram acesso a
este plano foram os sete membros do Conselho de Defesa.
Quando o plano de operação com os narcóticos
estava finalizado, ele foi considerado mais sensível até mesmo do que os planos
anuais da inteligência. Nove cópias foram feitas e envelopadas e depois enviados
para o Conselho de Defesa, onde eles foram abertos e examinados antes da
votação para sua aprovação. O Ministro da Defesa e o Ministro de Assuntos
Interiores apresentaram conjuntamente o plano para o Conselho de Defesa. O
plano levava em conta pesquisa, desenvolvimento, a influência das drogas nos
seres humanos, testes, produção, distribuição, como o dinheiro seria lidado no
projeto, como os lucros seria utilizado e os indivíduos que teriam as responsabilidades
particulares. Durante a apresentação, o Ministro de Assuntos Interiores,
Rudolph Barak explicou que “Este projeto não serviria apenas para destruir a
sociedade Ocidental, mas este projeto vai fazer a sociedade Ocidental ainda por
cima nos pagar por isso”. Antonin Novotny, Primeiro Secretário e Presidente do
Conselho de Defesa perguntou o “quanto ganharíamos com isso?”, e Barak
respondeu: “O suficiente para financiar completamente o serviço de inteligência
da Checoslováquia”.
Assim que a discussão terminou, nem mesmo
esperando o fim da reunião, como normalmente era feito, Sejna recolheu todas as
cópias e fechou todos os envelopes. Todas, menos três cópias, foram totalmente destruídas.
Estas três cópias foram enviadas para a inteligência militar (Zs), para a
Segunda Administração do Ministério de Assuntos Interiores e para os arquivos
do Conselho de Defesa, que era onde o Sejna fazia parte do secretariado.
Nenhuma instrução por escrito para pôr o plano em operação foi gerada. As
principais pessoas de cada departamento, de cada agência que possuía alguma
tarefa específica nesta fase do projeto ia a um dos três escritórios que
possuíam as cópias do projeto e podiam ler apenas o mínimo necessário. Por
exemplo, para o desenvolvimento científico e produção, os chefes do Rear
Services[2]
e da Administração Médica vieram de maneira independente ao escritório do Sejna
para ler as suas partes pertinentes do plano. O trabalho do Sejna era garantir
que cada oficial entendeu perfeitamente a sua responsabilidade. O oficial era
então obrigado a assinar um termo de responsabilidade que entendeu
perfeitamente a ordem, e depois disso o oficial ia embora.
Esse processo foi aplicado até mesmo ao
Ministro de Defesa. Todas as ordens eram verbais. Relatórios com o progresso deviam
ser enviados ao Sejna em até seis meses. Sejna em pessoa agregava todos os
relatórios e apresentava os resultados para o Conselho de Defesa.
Um ano depois, em 1963, Khrushchev, descontente
com a velocidade da operação, direcionou o Major General Nikolai Savinkin, o
chefe-substituto do Departamento de Órgãos
Administrativos do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética (ele
viria a se tornar o Chefe em 1964 depois da morte do General Mironov num
acidente de avião), para visitar cada um dos países satélites e Cuba
pessoalmente para preparar um plano detalhado de como poderia acelerar e
coordenar a operação com narcóticos. O Departamento de Órgãos Administrativos é
um dos dois ou três principais departamentos do Comitê Central. Ele controla o Ministério
da Defesa, o Ministério de Assuntos Interiores (KGB) e o Ministério da Justiça.
Era exatamente este o departamento que direcionava a operação “Druzhba
Naradov”. Outras organizações que participaram serão descritas no próximo
capítulo.
O plano de Savinkin foi aprovado pelo Conselho
Soviético de Defesa e as diretivas foram enviados aos países satélites. Estas
diretivas, que chegaram através do Sejna como o Secretário do Conselho Checo de
Defesa e o Chefe do Gabinete do Ministério da Defesa, cobria uma larga
variedade de ações: pesquisa, produção, organização do transporte, organização
das cooperações através dos países satélites em várias regiões do mundo, a
necessidade da cooperação em ajudar Cuba a infiltrar todas as operações da
América Latina e como esta cooperação deveria ser feita, nomeava as pessoas que
deveriam, em diversos países, ajudar na distribuição, na propaganda e na desinformação.
Também foram recebidas instruções de como e quais instituições financeiras
deveriam participar das transferências e lavagem de dinheiro. No caso
específico da Checoslováquia, pelo menos quinze bancos diferentes em nove
países (incluindo Singapura, Viena, Argentina e Holanda) foram identificados. O
banco Soviético em Londres foi se tornando cada vez mais envolvido nas
transferências dos lucros do tráfico.
As instruções de propaganda e desinformação
eram especificamente interessantes. Propaganda, desinformação e trapaça são
desenvolvidas para ajudar o plano de trapaça geral. Nas operações com drogas e
narcóticos, a essência da propaganda e da desinformação era que a culpa do
tráfico e do uso de drogas deveria cair sobre a “sociedade”. Adicionalmente, e
suportando a essência básica do plano, as provas de corrupção deveriam ser
liberadas para desmerecer certos indivíduos e organizações consideradas hostis
para os interesses Soviéticos. Haviam duas principais campanhas de propaganda –
uma direcionada contra a juventude e outra direcionada contra a população como
um todo. Estas campanhas envolveram o Departamento de Propagandas Especiais, o
Departamento de propaganda e o Departamento de Assuntos Internacionais, com uma
coordenação central dentro do Departamento de Órgãos Administrativos.
A estratégia básica para a propaganda e a
trapaça foi desenvolvida primeiramente em 1961 ou 1962 pelo General Soviético
Kalashnik, o Chefe-Substituto do Principal Administração Política, o guardião
ideológico de todo o estabelecimento militar Soviético. Kalashnik era o chefe
ideológico da Secretaria Principal de Administração Política. Sejna relembrou as
simples instruções do Kalashnik: “Nossa propaganda deve ser sempre direcionada
para os nossos inimigos, não para os nossos amigos”. A palavra “amigo”
significava, na verdade drogas e narcóticos. Propaganda e trapaça deveriam ser
utilizadas para tirar o foco da atenção das drogas e dos narcóticos,
especialmente em relação as classes média e alta, que eram um dos alvos da
propaganda, e mudar o foco da atenção das pessoas para os problemas da guerra
nuclear, a guerra do Vietnã e o Antiamericanismo.
Estas instruções de propaganda foram estendidas
em 1964 numa carta assinada pelo Leonid Brezhnev que foi muito discutida numa
reunião no Conselho de Defesa da Checoslováquia. A carta mandava que os dados
referentes ao tráfico de drogas e narcóticos dos Chineses deveriam ser
divulgados ao público, para assim anunciar ao mundo o papel da China como a
fonte de todo o tráfico ilegal e assim desviar a atenção das operações
Soviéticas. (Um dos principais artigos escritos com este propósito apareceu no
Pravda no dia 13 de Setembro de 1964. Foi escrito pelo V. Ovchinnikov e foi
intitulado “Os Traficantes”).
Em setembro de 1963 os principais líderes
(Primeiros Secretários, Primeiros Ministros, Ministros da Defesa, Ministros de
Assuntos Interiores e uma equipe selecionada de cada um destes, num total de 15
pessoas de cada país, exceto Romênia, Albânia e Iugoslávia, que não se
apresentaram) se encontraram em Moscou para a conferência anual sobre o plano e
as táticas que deveriam ser postas em prática no ano vindouro. A diplomacia, a
inteligência e as partes envolvidas – ou seja, o processo integrado – para o
próximo ano, era revista pelos líderes Soviéticos.
O principal palestrante era o Mikhail Suslov, o
chefe ideológico do Partido Comunista e um dos principais oficiais no
desenvolvimento dos planos estratégicos. Na discussão sobre as drogas, Suslov
começou apontando que a decisão que foi tomada sobre o uso do tráfico de drogas
e narcóticos foi a melhor decisão que podia ter sido tomada. Como os Soviéticos
tinham levantado, na década de 1950, que a América Latina era extremamente
dependente da burguesia, especialmente dos Estados Unidos, os Soviéticos perceberam
que com o uso das drogas isso poderia mudar: os países da América Latina poderiam
todos depender da União Soviética. O principal instrumento para isso deveria
ser tanto as drogas como outros modos de corrupção, prática que os Soviéticos
concluíram que já estava espalhado por todas as Américas.
Os Soviéticos se referiam a este movimento
revolucionário na América Latina como a Segunda Libertação. A Primeira
Libertação foi a libertação tanto de Portugal como da Espanha. A Segunda
Libertação seria a libertação dos Estados Unidos e da burguesia. A Terceira
Libertação seria a transição para o Comunismo.
Suslov explicou que era necessário desarmar os
anticomunistas e todos os amigos dos Estados Unidos antes da Segunda Libertação
acontecer. Os Soviéticos acreditavam que a burguesia corrompida já tinha aceita
a ideia da revolução, o que na verdade era pura trapaça induzida pelos
Soviéticos. A estratégia utilizada para encorajar a aceitação da ideia de
revolução foi de argumentar que os países Latinos Americanos estavam destinados
a passar por uma série de estágios revolucionários, em que as mudanças que
ocorreriam seriam benéficas. Nos primeiros estágios, não haveria, pelo controle
dos Soviéticos, nenhuma menção ao socialismo ou sequer utilização de frases
socialistas – para não assustar as pessoas com o conceito da revolução.
Os Soviéticos listaram os cinco fatores que se
mostraram mais efetivos para acelerar o processo revolucionário na América
Latina:
1. A igualdade militar entre Estados
Unidos e a União Soviética: A União Soviética deveria ser forte o suficiente
para impedir a interferência dos Estados Unidos antes que a revolução possa
iniciar.
2.
A
bancarrota do colonialismo: Enfraquecer e por último romper os laços da América
Latina com os Estados Unidos através da propaganda de como a exploração e a
impropriedade das políticas colonialistas, além protecionismo, que andava junto
do colonialismo, atrasavam a América Latina.
3.
Organização
Ideológica e de suprimentos para as forças de liberação: Uma melhor organização
e uma ofensiva ideológica unificada eram requisitos para as forças de
liberação. O movimento acabou por se separar demais na época de Stalin. Unidade
ideológica era uma necessidade e a assistência de suprimentos – dinheiro,
armas, treinamento, organização - precisava melhorar e muito na América latina.
4.
A
derrota dos Estados Unidos no Vietnã: Era necessário separar os Estados Unidos
dentro de casa e tornar extremamente difícil para os Estados Unidos se envolverem
em guerras fora de seu território novamente. Também era fundamental que as
forças nacionalistas (pró-Estados Unidos) reconheçam que os Estados Unidos não
podem mais ser confiados como aliados contra o processo revolucionário.
5.
A
desmoralização dos Estados Unidos e de seus vizinhos tanto ao sul como ao norte:
As drogas eram o principal instrumento para trazer esta desmoralização – a
desmoralização pelas drogas deveria ser referida como a “Epidemia Rosa”. Os
Soviéticos acreditavam que quando a “Epidemia Rosa” cobrisse toda a América do
Norte e do Sul, a situação estaria altamente satisfatória para a revolução.
Suslov reviu a situação da América Latina,
utilizando os dados recolhidos pela inteligência Soviética, pelos partidos
Comunistas locais, por Cuba e pelos agentes da inteligência do Pacto de Warsaw
que já tinham penetrado nas operações com drogas na América Latina. Fazendo
especiais referências ao Paraguai, Jamaica, El Salvador, Guatemala, Honduras e
México, Suslov declarou que 70% dos burocratas da América Latina já estavam
ligados com (ou seja, corrompidos pelas) operações com drogas. “No México”, ele
disse, “80% dos burocratas estavam ligados com as drogas e envolvidos em algum
nível de corrupção. Na América Latina, 65% dos padres católicos usavam drogas”,
ele disse. Padres Católicos eram alvos de primeira linha na estratégia
Soviética na América Latina.
Quatro anos depois, numa reunião em 1967, Boris
Ponomarev explicou para os oficiais da Checoslováquia que segundo as
estimativas Soviéticas, 80% dos padres Da América latina eram antiamericanos, e
um pouco mais do que 60% estavam inclinados à esquerda. Esta estatística,
particularmente, era bastante influenciada pelos padres mais novos, o que os
Soviéticos acreditavam que teriam grande influência em mais ou menos 20 anos.
Boris Ponomarev avançou com três razões para trabalhar com os padres mais
novos: eles ajudariam a revolução a avançar, eles usariam a igreja para
distribuir as drogas, e eles seriam utilizados para ganhar mais informações
sobre as redes locais de distribuição de drogas.
Porém, voltando a 1963; depois de rever as
estatísticas do negócio de drogas, Suslov discutiu dois grupos especiais os
quais as drogas deveriam ser usadas contra: o primeiro eram os líderes da
burguesia; o segundo era o grupo referido como o “lumpen proletariado” – os
desempregados que ou se tornavam prostitutas ou marginais para sobreviver. Um
outro termo utilizado para descrever este grupo é “downtrodden proletariat”.
Como Mikhail Suslov explicou, “este grupo é particularmente suscetível a ser
seduzido pelas drogas. Isso tudo era pelo bem, pois iria ajudar a guerra
revolucionária a destruir este grupo, pois não passavam de inúteis e um peso a
ser carregado. Seus membros não querem trabalhar. Eles são os principais
consumidores de drogas e devem ser destruídos. A principal tática
revolucionária é preparar a elite revolucionária e estes proletários não fazem parte
desta elite”.
Para
avançar o negócio das drogas, Mikhail Suslov também enfatizou quatro pontos:
1. Utilizar Cuba para ajudar na
distribuição das drogas;
2. Possuir total certeza que pessoal
escolhido está totalmente limpo quanto a segurança antes de envolve-los nas
operações de tráfico de drogas;
3.
Nos
Partidos Comunistas locais, somente o Primeiro Secretário deveria estar ao par
das operações envolvendo drogas. Os Partidos Comunistas deveriam ser mantidos a
uma distância segura das operações com drogas por dois motivos: primeiro, era
acreditado que os Partidos Comunistas possuíam agentes estrangeiros infiltrados.
De acordo com as ordens, o conhecimento sobre as operações com drogas deveria
ser mantido a distância dos partidos e o pessoal do partido deveria ser muito
cuidadosamente inspecionado antes de ser envolvido em qualquer atividade com as
drogas; Segundo, as operações com drogas geravam muito dinheiro e isso poderia
levar os partidos à independência financeira. Por isso, as operações deveriam
ser mantidas fora das mãos dos partidos para assim mantê-los dependentes de
Moscou. O dinheiro das drogas deveria ser, primeiro enviado a Moscou, e depois
aos partidos segundo as suas necessidades.
4.
Era
muito importante induzir que as inteligências Latinas Americana, a contra inteligência
e as forças militares locais a se envolverem nas drogas (as anticomunistas). Estas
organizações eram fontes de sentimentos pró-Estados Unidos, e a corrupção
causada pelas drogas deveriam ser utilizadas para neutralizar as atitudes pró-Estados
Unidos.
O estilo do Khrushchev era ficar sentado e ir
interrompendo o palestrante para ir adicionando pontos quando ele considerava
que era pertinente. Ele interrompeu Suslov para enfatizar a necessidade de
cautela. “O Camarada Suslov”, ele disse, “é particularmente cuidadoso. Eu
tentei força-lo a acelerar o processo com as drogas – para fazer a burguesia
pagar pelo processo revolucionário – mas eu concordo com ele. Não podemos nos arriscar
ainda mais.” Num outro ponto Khrushchev interrompeu e explicou: “Algumas
pessoas tentam igualar drogas e álcool, porém álcool não é parecidos com as drogas.
Nós damos vodca para os soldados soviéticos e estamos indo de sucesso em
sucesso!”.
Suslov também apontou a necessidade de começar
a fazer uma reserva para as forças revolucionárias da América Latina, para que
as suas necessidades fossem satisfeitas quando elas estiverem prontas para sair
do subterrâneo. Pelo o acordo, todos dos países do Pacto Warsaw deveriam
começar a contribuir para formar a reserva da América latina.
O discurso de Suslov não deixou dúvidas nenhuma.
A operação “Druzhba Narodov” deveria ser global. A burguesia de todos os países
eram os alvos. Drogas e narcóticos deveriam ser as principais armas na ofensiva
revolucionária.
Enquanto a
estratégia Soviética chamada “Druzhba Narodov” ia tomando forma em 1962-1964,
provavelmente a melhor, a mais sucinta descrição da filosofia por detrás da
operação foi disponibilizada pelo líder da Checoslováquia em 1964 numa visita a
Bulgária. Todor Zhivkov, Primeiro Secretário do Partido Comunista da Bulgária,
explicou para a delegação visitante da Checoslováquia que os Estados Unidos
eram o principal alvo da ofensiva com drogas do Bloco Soviético porque era o
principal inimigo, por que era simples mover drogas para dentro dos Estados
Unidos e porque existia lá algo como uma fonte infinita de dinheiro.
Em 1962, Khrushchev formalmente entendeu as operações Soviéticas com narcóticos para os satélites do Leste Europeu. Os líderes estratégicos (Alto Escalão do Secretariado, Primeiros Ministros, Ministros de Defesa, Chefes de Gabinete e assistente especiais) dos principais satélites foram convocados para participar de uma reunião secreta em Moscou para discutir a recessão econômica das economias socialistas. Romênia, Albânia e a Iugoslávia não se apresentaram. Sejna era um dos oficiais que estavam presentes. Os oficiais Soviéticos do mais alto nível hierárquico participaram da reunião incluindo o Nikita Khrushchev, Leonid Brezhnev, Mikhail Suslov e Andrei Kirilenko. Foi nesta reunião que Khrushchev formalmente apresentou a estratégia Soviética: “Mao Tse-tung e os Chineses são muito espertos”, ele começou, se referindo aos negócios com as drogas, “eles são muito criativos e muito eficientes também. Porque devemos deixar os Chineses trabalharem sozinhos neste mercado mundial”, ele perguntou, e rapidamente respondeu a sua própria pergunta; “Os Chineses são bons, mas o serviço de inteligência do Bloco Soviético possui um nível de organização muito maior e deve se mover o mais rápido possível para usar tanto as drogas como os narcóticos tanto para rachar a sociedade capitalista como para financiar as atividades revolucionárias”.
Khrushchev então começou uma discussão dos
vários benefícios que podiam derivar deste negócio. Proveria uma ótima renda e ainda
poderia servir como fonte para o muito-desejado câmbio financeiro para financiar
as operações de inteligência. Além disso, serviria para sabotar tanto a saúde
como a moral dos trabalhadores Americanos. Como pessoas viciadas em drogas não
são confiáveis em crises e emergências, todo esse negócio com as drogas
“enfraqueceria o fator humano numa situação de defesa”.
Khrushchev também levou em consideração o
impacto na educação no longo prazo. As escolas Americanas sempre eram um dos alvos
de mais alta prioridade, porque eram nestes lugares que os futuros líderes na
burguesia poderiam ser encontrados. Um outro alvo de maior importância para o
Khrushchev era a ética trabalhista dos Americanos. Assim como o orgulho e a
lealdade, todos estes seriam sabotados pelo uso das drogas. Finalmente, as
drogas e os narcóticos levariam a uma queda na influência da religião e, ele
adicionou, poderia até mesmo criar o caos.
“Quando nós discutimos esta estratégia”,
Khrushchev conclui, “alguns ficaram preocupados que essa operação poderia ser
considerada imoral. Porém devemos declarar categoricamente”, ele enfatizou,
“tudo aquilo que acelerar a destruição do capitalismo é moral”[1].
Somente algumas poucas perguntas foram feitas
pelos presentes durante a reunião. Janos Kadar, o Primeiro Secretário da
Hungria, expressou sua preocupação que as operações com as drogas não deveria
interferir no progresso conseguido durante a coexistência pacífica. Ele estava
se referindo a assistência econômica e tecnológica que começou a fluir do
Oeste. Após isso, ele sugeriu que os países do Terceiro Mundo que não eram tidos
como suspeitos pelos Estados Unidos fossem utilizados para pôr a operação em
prática.
Essa tática, na verdade, já estava sendo
utilizada para manter uma distância segura entre os países do Bloco Soviético e
de fato os que estavam trabalhando nas operações com narcóticos. Por toda a
América Latina, por exemplo, enquanto agentes da inteligência do Bloco
Soviético exerciam um certo controle e davam as direções de maneiras gerais, as
pessoas nativas destes países estavam pegando no pesado de fato das operações.
Está técnica também pode ser vista sendo utilizada em respeito as operações do
Bloco Soviético quanto a Europa Ocidental. Por exemplo, a Agência Americana
Contra Drogas preparou um relatório sobre o papel da Bulgária no tráfico
internacional de drogas num Congresso em 1984. Várias fontes, todas
consistentes, foram referenciadas no relatório, que cobria as operações entre 1970
e 1984.
Uma das organizações que foram destacadas neste
relatório foi a KINTEX, uma firma Búlgara de importação e exportação que foi
fundada em 1968. KINTEX foi gerenciada pela polícia secreta Búlgara e agia
“sobre ordens secretas de Moscou”. KINTEX foi estabelecida, segundos as fontes
do relatório, principalmente para prover um mecanismo para utilizar
estrangeiros dentro da Bulgária para fabricar e enviar narcóticos para a Europa
Ocidental e munição para o Oriente Médio. Os estrangeiros eram Turcos, Sírios e
Jordanianos. As reuniões de coordenação incluíam traficantes da Grécia, Itália,
Iraque e Irã. Enquanto a Bulgária foi identificada no início da década de 1970
num estudo secreto da CIA como “o novo centro para distribuição do tráfico de
narcóticos e de armas”, todos os dados do relatório da DEA (Agência Americana
Contra Drogas) na verdade se refere a estrangeiros trabalhando dentro da
Bulgária. A resposta do governo Búlgaro para as reclamações Americanas era sempre
negar qualquer envolvimento: a presença de estrangeiros dentro do solo Búlgaro
não constituía nenhum crime e nenhum Búlgaro tanto dentro do solo Búlgaro
quando fora, fora incriminado.
Outro líder que discursou na reunião em Moscou
foi Walter Ulbricht, o Primeiro Secretário da República Democrática da
Alemanha. Ele aproveitou a oportunidade para fazer pressão por um envolvimento
maior da Alemanha. Naquela época, os Alemães não possuíam permissão para
conduzir suas próprias estratégias de inteligência e por isso, Ulbricht
enfatizava, a Alemanha necessitava de ajuda para explorar seus recursos na
África, no Oriente Médio e na América Latina. Inteligência Estratégica, ou seja,
sabotagem, terrorismo, trapaça e espionagem, foi exatamente onde a ofensiva com
os narcóticos começou e onde ela se sentia em casa. Em 1964, a Alemanha
Oriental recebeu a permissão de começar as suas próprias operações de
Inteligência Estratégica.
Mais tarde, neste mesmo dia, já sob efeito de
alguns drinques, Khrushchev cutucou o cotovelo do Sejna de maneira brincalhona,
e com brilho em seus olhos, ele revelou o nome secreto de toda a operação
Soviética com tráfico de drogas, “Druzhba Narodov”, o quê, numa simples
tradução, significa “A Amizade das Nações”. Esconder a real intenção das
operações com um trocadilho era puro Khrushchev.
Esta reunião em Moscou foi única. A estratégica
Soviética foi considerada extremamente sensível e foi associada a ela o mais alto
nível de classificação de segurança. Pessoas sem a absoluta necessidade de
saber detalhes da operação, não deveriam saber absolutamente nada sobre a
operação. Seguindo a reunião, que foi o início oficial da operação, com
pouquíssimas exceções, todas as coordenações e cooperações foram tratadas de
maneira bilateral apenas.
Os líderes dos satélites retornaram aos seus
respectivos países a procederam com os seus respectivos planos individuais no
meio do maior esquema de segredo possível. Sejna descreveu a maneira como os
planos da Checoslováquia foram desenvolvidos, resumido para o Conselho de
Defesa, aprovado e depois implementado. Esta descrição provê uma visão muito
interessante de como os planos operacionais contendo informações altamente sensíveis
eram desenvolvidos, controlados e mantidos em segredo. A tarefa de desenvolver
o plano era designada para cinco pessoas, cada um do Departamento de Órgãos
Administrativos, inteligência civil, inteligência militar, do Departamento de
Assuntos Estrangeiros e da Administração de Saúde Militar. Sejna era o
encarregado da Secretaria do Conselho de Defesa. As cinco pessoas, mais um
cozinheiro do secretariado do Sejna, foram isolados numa vila em Rusveltova Nº
1, que por acaso foi onde Fidel Castro ficou enquanto estava visitando a cidade
de Praga. O trabalho deles foi monitorado pelo Chefe dos Conselheiro Soviéticos
da Zs e pelo Jiri Rudolf e pelo Vaclav Havranek, que eram os oficiais do
Departamento de Órgãos Administrativos responsáveis pela inteligência e a
contra inteligência militar. Apenas outros cinco oficiais Checos tinham acesso
a Vila: o Ministro do Interior, o Ministro da Defesa, o Chefe do Gabinete, o
Chefe da Segunda Administração (inteligência civil) e Sejna. Depois que este
grupo conseguiu finalizar o plano geral, as únicas pessoas que tiveram acesso a
este plano foram os sete membros do Conselho de Defesa.
Quando o plano de operação com os narcóticos
estava finalizado, ele foi considerado mais sensível até mesmo do que os planos
anuais da inteligência. Nove cópias foram feitas e envelopadas e depois enviados
para o Conselho de Defesa, onde eles foram abertos e examinados antes da
votação para sua aprovação. O Ministro da Defesa e o Ministro de Assuntos
Interiores apresentaram conjuntamente o plano para o Conselho de Defesa. O
plano levava em conta pesquisa, desenvolvimento, a influência das drogas nos
seres humanos, testes, produção, distribuição, como o dinheiro seria lidado no
projeto, como os lucros seria utilizado e os indivíduos que teriam as responsabilidades
particulares. Durante a apresentação, o Ministro de Assuntos Interiores,
Rudolph Barak explicou que “Este projeto não serviria apenas para destruir a
sociedade Ocidental, mas este projeto vai fazer a sociedade Ocidental ainda por
cima nos pagar por isso”. Antonin Novotny, Primeiro Secretário e Presidente do
Conselho de Defesa perguntou o “quanto ganharíamos com isso?”, e Barak
respondeu: “O suficiente para financiar completamente o serviço de inteligência
da Checoslováquia”.
Assim que a discussão terminou, nem mesmo
esperando o fim da reunião, como normalmente era feito, Sejna recolheu todas as
cópias e fechou todos os envelopes. Todas, menos três cópias, foram totalmente destruídas.
Estas três cópias foram enviadas para a inteligência militar (Zs), para a
Segunda Administração do Ministério de Assuntos Interiores e para os arquivos
do Conselho de Defesa, que era onde o Sejna fazia parte do secretariado.
Nenhuma instrução por escrito para pôr o plano em operação foi gerada. As
principais pessoas de cada departamento, de cada agência que possuía alguma
tarefa específica nesta fase do projeto ia a um dos três escritórios que
possuíam as cópias do projeto e podiam ler apenas o mínimo necessário. Por
exemplo, para o desenvolvimento científico e produção, os chefes do Rear
Services[2]
e da Administração Médica vieram de maneira independente ao escritório do Sejna
para ler as suas partes pertinentes do plano. O trabalho do Sejna era garantir
que cada oficial entendeu perfeitamente a sua responsabilidade. O oficial era
então obrigado a assinar um termo de responsabilidade que entendeu
perfeitamente a ordem, e depois disso o oficial ia embora.
Esse processo foi aplicado até mesmo ao
Ministro de Defesa. Todas as ordens eram verbais. Relatórios com o progresso deviam
ser enviados ao Sejna em até seis meses. Sejna em pessoa agregava todos os
relatórios e apresentava os resultados para o Conselho de Defesa.
Um ano depois, em 1963, Khrushchev, descontente
com a velocidade da operação, direcionou o Major General Nikolai Savinkin, o
chefe-substituto do Departamento de Órgãos
Administrativos do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética (ele
viria a se tornar o Chefe em 1964 depois da morte do General Mironov num
acidente de avião), para visitar cada um dos países satélites e Cuba
pessoalmente para preparar um plano detalhado de como poderia acelerar e
coordenar a operação com narcóticos. O Departamento de Órgãos Administrativos é
um dos dois ou três principais departamentos do Comitê Central. Ele controla o Ministério
da Defesa, o Ministério de Assuntos Interiores (KGB) e o Ministério da Justiça.
Era exatamente este o departamento que direcionava a operação “Druzhba
Naradov”. Outras organizações que participaram serão descritas no próximo
capítulo.
O plano de Savinkin foi aprovado pelo Conselho
Soviético de Defesa e as diretivas foram enviados aos países satélites. Estas
diretivas, que chegaram através do Sejna como o Secretário do Conselho Checo de
Defesa e o Chefe do Gabinete do Ministério da Defesa, cobria uma larga
variedade de ações: pesquisa, produção, organização do transporte, organização
das cooperações através dos países satélites em várias regiões do mundo, a
necessidade da cooperação em ajudar Cuba a infiltrar todas as operações da
América Latina e como esta cooperação deveria ser feita, nomeava as pessoas que
deveriam, em diversos países, ajudar na distribuição, na propaganda e na desinformação.
Também foram recebidas instruções de como e quais instituições financeiras
deveriam participar das transferências e lavagem de dinheiro. No caso
específico da Checoslováquia, pelo menos quinze bancos diferentes em nove
países (incluindo Singapura, Viena, Argentina e Holanda) foram identificados. O
banco Soviético em Londres foi se tornando cada vez mais envolvido nas
transferências dos lucros do tráfico.
As instruções de propaganda e desinformação
eram especificamente interessantes. Propaganda, desinformação e trapaça são
desenvolvidas para ajudar o plano de trapaça geral. Nas operações com drogas e
narcóticos, a essência da propaganda e da desinformação era que a culpa do
tráfico e do uso de drogas deveria cair sobre a “sociedade”. Adicionalmente, e
suportando a essência básica do plano, as provas de corrupção deveriam ser
liberadas para desmerecer certos indivíduos e organizações consideradas hostis
para os interesses Soviéticos. Haviam duas principais campanhas de propaganda –
uma direcionada contra a juventude e outra direcionada contra a população como
um todo. Estas campanhas envolveram o Departamento de Propagandas Especiais, o
Departamento de propaganda e o Departamento de Assuntos Internacionais, com uma
coordenação central dentro do Departamento de Órgãos Administrativos.
A estratégia básica para a propaganda e a
trapaça foi desenvolvida primeiramente em 1961 ou 1962 pelo General Soviético
Kalashnik, o Chefe-Substituto do Principal Administração Política, o guardião
ideológico de todo o estabelecimento militar Soviético. Kalashnik era o chefe
ideológico da Secretaria Principal de Administração Política. Sejna relembrou as
simples instruções do Kalashnik: “Nossa propaganda deve ser sempre direcionada
para os nossos inimigos, não para os nossos amigos”. A palavra “amigo”
significava, na verdade drogas e narcóticos. Propaganda e trapaça deveriam ser
utilizadas para tirar o foco da atenção das drogas e dos narcóticos,
especialmente em relação as classes média e alta, que eram um dos alvos da
propaganda, e mudar o foco da atenção das pessoas para os problemas da guerra
nuclear, a guerra do Vietnã e o Antiamericanismo.
Estas instruções de propaganda foram estendidas
em 1964 numa carta assinada pelo Leonid Brezhnev que foi muito discutida numa
reunião no Conselho de Defesa da Checoslováquia. A carta mandava que os dados
referentes ao tráfico de drogas e narcóticos dos Chineses deveriam ser
divulgados ao público, para assim anunciar ao mundo o papel da China como a
fonte de todo o tráfico ilegal e assim desviar a atenção das operações
Soviéticas. (Um dos principais artigos escritos com este propósito apareceu no
Pravda no dia 13 de Setembro de 1964. Foi escrito pelo V. Ovchinnikov e foi
intitulado “Os Traficantes”).
Em setembro de 1963 os principais líderes
(Primeiros Secretários, Primeiros Ministros, Ministros da Defesa, Ministros de
Assuntos Interiores e uma equipe selecionada de cada um destes, num total de 15
pessoas de cada país, exceto Romênia, Albânia e Iugoslávia, que não se
apresentaram) se encontraram em Moscou para a conferência anual sobre o plano e
as táticas que deveriam ser postas em prática no ano vindouro. A diplomacia, a
inteligência e as partes envolvidas – ou seja, o processo integrado – para o
próximo ano, era revista pelos líderes Soviéticos.
O principal palestrante era o Mikhail Suslov, o
chefe ideológico do Partido Comunista e um dos principais oficiais no
desenvolvimento dos planos estratégicos. Na discussão sobre as drogas, Suslov
começou apontando que a decisão que foi tomada sobre o uso do tráfico de drogas
e narcóticos foi a melhor decisão que podia ter sido tomada. Como os Soviéticos
tinham levantado, na década de 1950, que a América Latina era extremamente
dependente da burguesia, especialmente dos Estados Unidos, os Soviéticos perceberam
que com o uso das drogas isso poderia mudar: os países da América Latina poderiam
todos depender da União Soviética. O principal instrumento para isso deveria
ser tanto as drogas como outros modos de corrupção, prática que os Soviéticos
concluíram que já estava espalhado por todas as Américas.
Os Soviéticos se referiam a este movimento
revolucionário na América Latina como a Segunda Libertação. A Primeira
Libertação foi a libertação tanto de Portugal como da Espanha. A Segunda
Libertação seria a libertação dos Estados Unidos e da burguesia. A Terceira
Libertação seria a transição para o Comunismo.
Suslov explicou que era necessário desarmar os
anticomunistas e todos os amigos dos Estados Unidos antes da Segunda Libertação
acontecer. Os Soviéticos acreditavam que a burguesia corrompida já tinha aceita
a ideia da revolução, o que na verdade era pura trapaça induzida pelos
Soviéticos. A estratégia utilizada para encorajar a aceitação da ideia de
revolução foi de argumentar que os países Latinos Americanos estavam destinados
a passar por uma série de estágios revolucionários, em que as mudanças que
ocorreriam seriam benéficas. Nos primeiros estágios, não haveria, pelo controle
dos Soviéticos, nenhuma menção ao socialismo ou sequer utilização de frases
socialistas – para não assustar as pessoas com o conceito da revolução.
Os Soviéticos listaram os cinco fatores que se
mostraram mais efetivos para acelerar o processo revolucionário na América
Latina:
1. A igualdade militar entre Estados
Unidos e a União Soviética: A União Soviética deveria ser forte o suficiente
para impedir a interferência dos Estados Unidos antes que a revolução possa
iniciar.
2.
A
bancarrota do colonialismo: Enfraquecer e por último romper os laços da América
Latina com os Estados Unidos através da propaganda de como a exploração e a
impropriedade das políticas colonialistas, além protecionismo, que andava junto
do colonialismo, atrasavam a América Latina.
3.
Organização
Ideológica e de suprimentos para as forças de liberação: Uma melhor organização
e uma ofensiva ideológica unificada eram requisitos para as forças de
liberação. O movimento acabou por se separar demais na época de Stalin. Unidade
ideológica era uma necessidade e a assistência de suprimentos – dinheiro,
armas, treinamento, organização - precisava melhorar e muito na América latina.
4.
A
derrota dos Estados Unidos no Vietnã: Era necessário separar os Estados Unidos
dentro de casa e tornar extremamente difícil para os Estados Unidos se envolverem
em guerras fora de seu território novamente. Também era fundamental que as
forças nacionalistas (pró-Estados Unidos) reconheçam que os Estados Unidos não
podem mais ser confiados como aliados contra o processo revolucionário.
5.
A
desmoralização dos Estados Unidos e de seus vizinhos tanto ao sul como ao norte:
As drogas eram o principal instrumento para trazer esta desmoralização – a
desmoralização pelas drogas deveria ser referida como a “Epidemia Rosa”. Os
Soviéticos acreditavam que quando a “Epidemia Rosa” cobrisse toda a América do
Norte e do Sul, a situação estaria altamente satisfatória para a revolução.
Suslov reviu a situação da América Latina,
utilizando os dados recolhidos pela inteligência Soviética, pelos partidos
Comunistas locais, por Cuba e pelos agentes da inteligência do Pacto de Warsaw
que já tinham penetrado nas operações com drogas na América Latina. Fazendo
especiais referências ao Paraguai, Jamaica, El Salvador, Guatemala, Honduras e
México, Suslov declarou que 70% dos burocratas da América Latina já estavam
ligados com (ou seja, corrompidos pelas) operações com drogas. “No México”, ele
disse, “80% dos burocratas estavam ligados com as drogas e envolvidos em algum
nível de corrupção. Na América Latina, 65% dos padres católicos usavam drogas”,
ele disse. Padres Católicos eram alvos de primeira linha na estratégia
Soviética na América Latina.
Quatro anos depois, numa reunião em 1967, Boris
Ponomarev explicou para os oficiais da Checoslováquia que segundo as
estimativas Soviéticas, 80% dos padres Da América latina eram antiamericanos, e
um pouco mais do que 60% estavam inclinados à esquerda. Esta estatística,
particularmente, era bastante influenciada pelos padres mais novos, o que os
Soviéticos acreditavam que teriam grande influência em mais ou menos 20 anos.
Boris Ponomarev avançou com três razões para trabalhar com os padres mais
novos: eles ajudariam a revolução a avançar, eles usariam a igreja para
distribuir as drogas, e eles seriam utilizados para ganhar mais informações
sobre as redes locais de distribuição de drogas.
Porém, voltando a 1963; depois de rever as
estatísticas do negócio de drogas, Suslov discutiu dois grupos especiais os
quais as drogas deveriam ser usadas contra: o primeiro eram os líderes da
burguesia; o segundo era o grupo referido como o “lumpen proletariado” – os
desempregados que ou se tornavam prostitutas ou marginais para sobreviver. Um
outro termo utilizado para descrever este grupo é “downtrodden proletariat”.
Como Mikhail Suslov explicou, “este grupo é particularmente suscetível a ser
seduzido pelas drogas. Isso tudo era pelo bem, pois iria ajudar a guerra
revolucionária a destruir este grupo, pois não passavam de inúteis e um peso a
ser carregado. Seus membros não querem trabalhar. Eles são os principais
consumidores de drogas e devem ser destruídos. A principal tática
revolucionária é preparar a elite revolucionária e estes proletários não fazem parte
desta elite”.
Para
avançar o negócio das drogas, Mikhail Suslov também enfatizou quatro pontos:
1. Utilizar Cuba para ajudar na
distribuição das drogas;
2. Possuir total certeza que pessoal
escolhido está totalmente limpo quanto a segurança antes de envolve-los nas
operações de tráfico de drogas;
3.
Nos
Partidos Comunistas locais, somente o Primeiro Secretário deveria estar ao par
das operações envolvendo drogas. Os Partidos Comunistas deveriam ser mantidos a
uma distância segura das operações com drogas por dois motivos: primeiro, era
acreditado que os Partidos Comunistas possuíam agentes estrangeiros infiltrados.
De acordo com as ordens, o conhecimento sobre as operações com drogas deveria
ser mantido a distância dos partidos e o pessoal do partido deveria ser muito
cuidadosamente inspecionado antes de ser envolvido em qualquer atividade com as
drogas; Segundo, as operações com drogas geravam muito dinheiro e isso poderia
levar os partidos à independência financeira. Por isso, as operações deveriam
ser mantidas fora das mãos dos partidos para assim mantê-los dependentes de
Moscou. O dinheiro das drogas deveria ser, primeiro enviado a Moscou, e depois
aos partidos segundo as suas necessidades.
4.
Era
muito importante induzir que as inteligências Latinas Americana, a contra inteligência
e as forças militares locais a se envolverem nas drogas (as anticomunistas). Estas
organizações eram fontes de sentimentos pró-Estados Unidos, e a corrupção
causada pelas drogas deveriam ser utilizadas para neutralizar as atitudes pró-Estados
Unidos.
O estilo do Khrushchev era ficar sentado e ir
interrompendo o palestrante para ir adicionando pontos quando ele considerava
que era pertinente. Ele interrompeu Suslov para enfatizar a necessidade de
cautela. “O Camarada Suslov”, ele disse, “é particularmente cuidadoso. Eu
tentei força-lo a acelerar o processo com as drogas – para fazer a burguesia
pagar pelo processo revolucionário – mas eu concordo com ele. Não podemos nos arriscar
ainda mais.” Num outro ponto Khrushchev interrompeu e explicou: “Algumas
pessoas tentam igualar drogas e álcool, porém álcool não é parecidos com as drogas.
Nós damos vodca para os soldados soviéticos e estamos indo de sucesso em
sucesso!”.
Suslov também apontou a necessidade de começar
a fazer uma reserva para as forças revolucionárias da América Latina, para que
as suas necessidades fossem satisfeitas quando elas estiverem prontas para sair
do subterrâneo. Pelo o acordo, todos dos países do Pacto Warsaw deveriam
começar a contribuir para formar a reserva da América latina.
O discurso de Suslov não deixou dúvidas nenhuma.
A operação “Druzhba Narodov” deveria ser global. A burguesia de todos os países
eram os alvos. Drogas e narcóticos deveriam ser as principais armas na ofensiva
revolucionária.
Enquanto a
estratégia Soviética chamada “Druzhba Narodov” ia tomando forma em 1962-1964,
provavelmente a melhor, a mais sucinta descrição da filosofia por detrás da
operação foi disponibilizada pelo líder da Checoslováquia em 1964 numa visita a
Bulgária. Todor Zhivkov, Primeiro Secretário do Partido Comunista da Bulgária,
explicou para a delegação visitante da Checoslováquia que os Estados Unidos
eram o principal alvo da ofensiva com drogas do Bloco Soviético porque era o
principal inimigo, por que era simples mover drogas para dentro dos Estados
Unidos e porque existia lá algo como uma fonte infinita de dinheiro.